O presidente venezuelano, Hugo Chávez, defendeu hoje, sábado, em Teerão o programa nuclear iraniano e assegurou que não existem provas de que Irão queira construir uma bomba atómica.
Corpo do artigo
"Estamos convencidos que o Irão, como tem demonstrado, não vai deter os seus esforços para conseguir o que é direito do seu povo: ter equipamentos e estruturas para fazer uso civil da energia atómica", disse Chávez, citado pela televisão estatal iraniano PressTV.
O presidente venezuelano, que hoje iniciou sua oitava visita oficial ao Irão, mostrou-se irónico ao afirmar que "não existe prova alguma de que o Irão construa uma bomba". E acrescentou que à Venezuela "também acusaram de construir uma bomba".
Hugo Chávez foi recebido esta manhã com um efusivo abraço por parte do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejadi, antes de os dois ouvirem o hino nacional e passarem em revista as tropas.
Depois, ambos acompanhados pelas suas delegações, começaram uma sessão de trabalho inserida na visita de quatro dias do mandatário venezuelano e que se centra no desenvolvimento e consolidação da cooperação bilateral.
Segundo a PressTV, Chávez também expressou a ideia de construir uma "zona nuclear" na Venzuela com a ajuda do Irão.
Na sexta-feira, o embaixador venezuelano em Teerão, David Velasquez Carballo, confirmou que actualmente não existe cooperação nuclear entre os dois países, mas não descartou que esta poderá estabelecer-se no futuro.
"Cremos que é uma ferramenta científica-tecnológica que não deve estar limitada a potências como os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra", afirmou Velasquez.