O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, instou hoje os banqueiros a darem crédito aos pobres ao mesmo tempo que advertiu que poderá nacionalizar a banca privada.
Corpo do artigo
"Querem que nacionalize a banca? Eu não tenho problema, porque os banqueiros não querem dar créditos aos pobres, não cumprem e não querem cumprir a função para que serve um banco. Isso está na lei, o que eles fazem é acumular dinheiro, recolher o dinheiro da gente, do povo, da sociedade e usam esse dinheiro para ganhar mais dinheiro", disse.
Hugo Chávez falava durante o programa radiofónico e televisivo Alô Presidente, transmitido desde o Estado venezuelano de Lara, 500 quilómetros a oeste de Caracas.
Precisou que o "revolucionário não faz negócios para benefício próprio" e que os bancos foram inventados pelo capitalismo.
Por outro lado, referiu-se à recente decisão de um tribunal de proibir 16 dirigentes de quatro instituições bancárias de sair do país por estarem envolvidos num processo de aquisição de bancos com fundos cuja origem não está clara para as autoridades.
"Ontem falei com a procuradora e disse-lhe, eu não me meto nisso, mas disse-lhe, que vá para a prisão quem tiver de ir para a prisão(...) Por aí um juiz ditou proibição de saída do país. Eu respeito isso, mas gostava que os agarrassem, porque se vão (embora), têm avionetas, aeroportos privados e vão-se (embora)", disse.
Sublinhou que há "uns banqueiros que vão acumulando riquezas e fazendo negócios com o dinheiro do povo, enriquecendo-se e digo-lhes, a todos os banqueiros privados deste país: Quem se deslizar, vou-lhe tirar o banco, do tamanho que for, e não me importa nada".