Numa altura de incerteza sobre a saúde e o futuro de Hugo Chávez, circula na Internet uma entrevista televisiva de 2004, na qual presidente venezuelano declara categoricamente que deixaria o poder no dia 10 de janeiro de 2013. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
"Se vocês me permitem, eu serei candidato a presidente da República para um novo período de seis anos. Até 10 de janeiro de 2013 e pronto. Além disso? Não. Não, não, não, não", dizia no vídeo, repetido depois pela televisão Globovisión.
[youtube:BxXCet_OscA]
Contudo, passos cinco anos sobre esta entrevista, Chávez aprovaria uma emenda constitucional que punha fim ao limite de mandatos presidenciais na Venezuela.
Segundo o último relatório médico conhecido, Hugo Chávez sofre uma "infeção pulmonar severa", que complicou a sua evolução depois de ter sido operado mais uma vez em 11 de dezembro, em Cuba, devido ao cancro de que padece.
Entretanto, Nicolas Maduro, afirmou na sexta-feira que o novo mandato começa a 10 de janeiro e que se o presidente não puder fazer juramento nessa data poderá fazê-lo mais tarde.