A atividade do vulcão Calbuco, no Chile, e do vulcão Turrialba, na Costa Rica, afetaram o tráfego aéreo na América Central e do Sul.
Corpo do artigo
O aeroporto internacional de Juan Santamaría, em São José, capital da Costa Rica, reabriu depois de ter estado 10 horas encerrado por falta de condições de segurança aérea.
A porta-voz da Aeris, empresa administradora, disse à agência espanhola Efe que o aeroporto voltou a operar às 04.00 horas locais (11.00 horas em Portugal continental) e que os voos estão a decorrer em "segurança e sem problemas".
Os voos foram suspensos, na quinta-feira às 18.00 horas locais (01.00 hora desta sexta-feira em Portugal continental) por causa das cinzas do vulcão Turrialba - situado a 70 quilómetros de São José -, que cobriram a zona do aeroporto.
As ligações foram retomadas depois de as equipas técnicas terem limpo a pista e os técnicos garantido a segurança do transporte aéreo.
No total, 18 voos foram afetados pelo vulcão Turrialba, acrescentou a porta-voz.
Noutro caso de atividade vulcânica, o aeroporto de Montevideu, no Uruguai, também sofreu perturbações por causa das cinzas lançadas pelo vulcão Calbuco, situado no Chile.
"O voo AA989 veio de Miami [em direção a Montevideu] e teve de voltar [para trás] devido às cinzas, enquanto o AF394, com partida em Paris, foi cancelado", comunicou fonte do aeroporto de Montevideu.
Segundo os institutos privados de meteorologia do Uruguai, existe uma nuvem de cinzas vulcânicas que cruza o céu da cidade de Piriápolis, a 100 quilómetros de Montevideu, na costa costa leste do país.
As cinzas do Calbuco também interferiram com o tráfego aéreo no sul do Chile e na Argentina, com o aeroporto de Buenos Aires a cancelar várias ligações internacionais.
Esta sexta-feira de manhã, o Calbuco emitiu uma nova coluna de fumo, que levantou suspeitas de se tratar de uma nova erupção, no entanto os especialistas já descartaram essa hipótese.