A Coreia do Norte já demonstrou não ter meias medidas na resposta às reações àquilo que diz Donald Trump. Respondendo a um tweet de Trump sobre o poderio militar dos coreanos, os responsáveis do país explicaram que Nova Iorque "não fica muito longe".
Corpo do artigo
A publicação de Donald Trump é do início do ano e colocava em causa a capacidade balística da Coreia do Norte. "A Coreia do Norte acabou de dizer que está na última fase de desenvolvimento de um míssil capaz de atingir algumas partes dos EUA. Isso não vai acontecer", afirmou.
816057920223846400
Se Donald Trump é conhecido por não deixar nada por dizer nas redes sociais, as reações da Coreia do Norte também não são caracterizadas pela moderação e bom senso E, desta vez, nem o tempo que passou desde o tweet acalmou os ânimos dos norte-coreanos.
A revista "Newsweek", citando um jornal oficial do governo da Coreia do Norte, deu conta da resposta a Donald Trump. "A Coreia do Norte está a cerca de 10 400 quilómetros de distância de Nova Iorque. Não é uma distância assim tão grande", pode ler-se no texto.
874004786374262784
Ameaças não causam preocupação
Apesar das constantes ameaças por parte da Coreia do Norte aos países ocidentais, Michael Elleman, um especialista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, não acredita que exista algum país com a capacidade de lançar um míssil que percorra a distância entre a Coreia do Norte e a cidade de Nova Iorque.
"Os testes podem ter começado este ano, mas é pouco provável que a Coreia do Norte tenha algum míssil operacional antes do ano 2021", explicou à "Newsweek".
Para além da distância, a cidade de Nova Iorque surge em segundo plano nas atenções de Kim Jong-un. Através dos meios oficiais do regime, foram divulgados vários vídeos onde são simulados ataques a outras cidades americanas, como Washington, residência oficial de Donald Trump.