Coreia do Norte: EUA oferecem uma normalização a Pyongyang contra a desnuclearização
Corpo do artigo
Tóquio, 17 Fev (Lusa) - Os Estados Unidos estão determinados em obter a desnuclearização da Coreia do Norte e ofereceram em troca uma normalização de relações e um tratado de paz a Pyongyang, declarou terça-feira em Tóquio a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.
"Deixem-me insistir no envolvimento dos Estados Unidos na desnuclearização da Coreia do Norte e na prevenção de qualquer proliferação (...). É uma questão que nos preocupa bastante", disse Clinton aos jornalistas.
Mas Clinton voltou a estender a mão ao regime de Pyongyang oferecendo-lhe uma normalização das relações com os Estados Unidos e um tratado de paz caso renuncie sinceramente ao seu programa nuclear.
"Se a Coreia do Norte renunciar completamente e de forma verificável ao seu programa nuclear, haverá então uma reciprocidade (...), uma possibilidade de normalizar as relações, de chegar um tratado de paz, mais do que um armistício, e de encarar uma ajuda ao povo da Coreia do Norte", disse a chefe da diplomacia norte-americana.
Numa conferência de imprensa em Tóquio, primeira etapa da sua viagem inaugural à Ásia, Hillary Clinton acrescentou que o disparo eventual de um míssil pela Coreia do Norte "não contribuirá para fazer progredir as relações" entre os dois países.
A Coreia do Norte anunciou o lançamento iminente de um míssil, oficialmente no âmbito do seu programa espacial, alimentando os receios de um eventual teste de um projéctil de longo alcance do tipo Taepodong-2, que em teoria pode atingir o Alasca.
LMP
Lusa/fim