Criador de "Adolescência" convida pais a escreverem aos filhos sobre o que é "ser um homem"
O criador da série de sucesso "Adolescência", Stephen Graham, convidou, esta quarta-feira, os pais de todo o Mundo a escreverem uma carta para os filhos sobre a sua visão e experiência sobre a masculinidade, como parte de um projeto editorial.
Corpo do artigo
As cartas poderão ser enviadas até 12 de janeiro e será selecionado um conjunto de textos para serem compilados numa obra a publicar em outubro de 2026.
A minissérie britânica "Adolescência", disponível na Netflix desde março de 2025 e consagrada nos prémios Emmy, suscitou um debate social no Reino Unido e noutros países sobre a influência dos discursos machistas e das redes sociais nos jovens.
A história conta a vida de um adolescente de 13 anos que mata uma colega de escola.
"Depois da série, surpreendeu-me muito a quantidade de pais que se aproximaram para me falar sobre as conversas que tinham com os filhos", explicou Graham, de 52 anos, que interpreta o pai do adolescente na produção.
Leia também “Adolescência”: A dilacerante perda de um filho sem ele morrer
"Tivemos esta ideia maravilhosa de pedir aos pais que escrevam, para um livro, cartas nas quais possam realmente falar com os vossos filhos, comunicar com eles", assinalou o ator num vídeo publicado no site do projeto Letters to Our Sons (Cartas para os nossos filhos), que vai lançar em conjunto com a psicóloga Orly Klein.
No projeto, os pais são convidados a expressar o que gostariam de saber quando eram mais jovens, que conselhos gostariam de transmitir aos seus filhos e o que significa, segundo eles, "ser um homem".
As cartas não serão remuneradas e poderão ser enviadas de forma anónima.
"Adolescência" tornou-se a segunda série em língua inglesa mais popular da Netflix, depois de "Wednesday".
A série foi disponibilizada, de forma gratuita, em escolas britânicas, numa iniciativa apoiada pelo governo do Reino Unido.
"Adolescência" conquistou oito prémios Emmy em setembro, entre eles o de melhor minissérie.