Dez corpos foram encontrados, este sábado, num barco pneumático ao largo da costa Líbia, num dia em que foram salvas mais de 2.200 pessoas, segundo dados avançados pela Guarda Costeira Italiana.
Corpo do artigo
Ao longo do dia decorreram 16 operações de socorro, o dobro das registadas na sexta-feira, sublinha a Guarda Costeira, acrescentando que foram socorridos dois navios da guarda costeira italiana, um navio da marinha italiana, um navio militar espanhol, um navio mercante, dois rebocadores e três navios fretados por organizações não governamentais.
Entre as 2200 pessoas resgatadas este sábado, várias centenas viajavam a bordo do "Topaz Responder", fretado pela organização maltesa MOAS e pela Cruz Vermelha italiana.
A Cruz Vermelha líbia anunciou ter encontrado, em menos de uma semana, os corpos de 40 migrantes mortos, ao largo da capital, Tripoli, ao procurar alcançar a costa europeia.
"Nós recuperámos hoje [sábado] seis corpos e outros oito ontem [sexta-feira], perfazendo um total de 40 corpos recuperados desde domingo ao largo de Tripoli", declarou à agência France-Presse o membro da organização Mohhamed Al-Adou.