Duas cópias raras do livro "Mein Kampf", assinado pelo então jovem nazi Adolf Hitler, foram leiloadas, na quinta-feira, em Los Angeles, por 64850 dólares (47332 euros).
Corpo do artigo
A licitação dos dois volumes - primeira e segunda edição - do manifesto alemão estava inicialmente estimada entre 20 mil e 25 mil dólares na venda organizada pela "Nate D. Sanders Auctions".
Onze pessoas participaram na licitação dos volumes, ambos assinados por Hitler e dedicados a Josef Bauer, um membro do partido nazi.
Hitler deu os livros a Bauer como presentes de Natal em 1925 e 1926, com dedicatórias de Boas Festas, informaram os leiloeiros.
Hitler escreveu "Mein Kampf" ("A minha luta") na prisão, em Landsberg. Inicialmente pretendia dar ao livro o título de "Quatro anos e meio (de luta) contra as mentiras, a estupidez e a cobardia".
"Mein Kampf", que contém elementos autobiográficos e expõe a ideologia política do nazismo, nomeadamente o antissemitismo, começou com tiragens reduzidas mas sob o regime nazi (1933-1945) teve ampla difusão, chegando a ser distribuído gratuitamente aos recém-casados.