Um empregado norte-americano da Google vive, há cinco meses, numa carrinha para poupar e pagar um empréstimo. A experiência de vida é contada num blogue.
Corpo do artigo
Em maio Brandon, de 23 anos, natural de Massachusetts, EUA, começou a trabalhar na Google como engenheiro de software. Durante o estágio, já se tinha deparado com os elevados custos das habitações em São Francisco. Nessa altura, vivia num quarto de um apartamento que partilhava com mais três pessoas e pagava 57 euros por noite.
"Estava a pagar uma quantidade exorbitante pelo apartamento e raramente ia a casa", confessou. "É muito difícil justificar esse gasto", disse Brandon ao site norte-americano "Business Insider".
Quando soube que iria começar a trabalhar em Bay Area, arranjou logo uma solução para o problema. Por cerca de nove mil euros, comprou uma carrinha e começou a transformá-la num local habitável. Tem uma cama, um roupeiro e uma chapeleira.
Atualmente, tem apenas um custo fixo: o seguro do veículo de 107 euros por mês. Na carrinha não gasta água nem eletricidade . Na empresa, faz as refeições, toma banho e carrega os aparelhos eletrónicos, como o computador e o telemóvel.
"Estou a tentar poupar cerca de 90% do meu ordenado para pagar os empréstimos de estudante e fazer investimentos", explica.
Brandon considera que esta experiência ultrapassa as razões económicas. "Se planeio viajar pelo mundo, preciso de estar confortável com situações de vida não convencionais. Não terei melhor altura na minha vida para ter esta experiência. Sou jovem, flexível e não tenho de me preocupar com o facto de as minhas decisões afetarem outra pessoa", sublinha o engenheiro.
Desta forma, espera conseguir poupar, ao longo de quatro anos, cerca de 30 mil euros.
Desde que o caso do jovem trabalhador da Google foi publicado no site "Business Insider", a história ganhou uma nova vida. Brandon conta a sua experiência no blogue "Thoughts from Inside the Box".