Os Estados Unidos vão entregar armas às forças de segurança curdas 'peshmergas' que combatem os 'jihadistas' do Estado Islâmico, no norte do Iraque, anunciou, esta segunda-feira, o Departamento de Estado americano.
Corpo do artigo
"Nós vamos colaborar com o governo iraquiano para enviar armamento aos curdos, de que têm muita falta", disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Marie Harf, à estação de televisão CNN, acrescentando que as armas vão sair do arsenal das forças armadas americanas.
Marie Harf precisou que as entregas começarão na próxima semana, mas não divulgou o tipo de armas a enviar.
Dois anos e meio após a retirada das suas tropas do Iraque, os Estados Unidos começaram na passada sexta-feira a atingir os alvos do EI para impedir os avanços no Curdistão iraquiano e proteger o consulado americano na cidade de Erbil, capital daquela região autónoma curda.
A crise que se vive atualmente no Iraque levou o governo federal de Bagdade e o Curdistão, cujas relações são normalmente algo tensas, a cooperar, sublinhou Harf.
"A colaboração entre forças iraquianas e curdas atingiu níveis sem precedentes. É algo que nunca observámos no passado. Eles estão a entreajudar-se", insistiu.
Após meses de confrontos no Iraque e de participação na guerra civil da Síria, o EI passou a controlar uma grande parte de território no norte do Iraque e no leste da Síria.
Desde o passado dia 29 de junho, os 'jihadistas' anunciaram o estabelecimento de um "califado", referindo-se ao sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos com a queda do Império Otomano.