"Estamos à espera das piores notícias". Oito pessoas presas em mina de ouro ilegal na Indonésia
As autoridades da Indonésia receiam que as oito pessoas presas numa mina de ouro ilegal na ilha de Java tenham morrido, disse, este domingo, um responsável pelas operações de socorro, no quinto dia de buscas.
Corpo do artigo
As minas ilegais, que não cumprem com as normas de segurança, são comuns neste arquipélago do Sudeste Asiático rico em minerais, pelo que os acidentes são frequentes.
Oito trabalhadores ficaram presos num poço de mineração com 60 metros de profundidade no distrito de Banyumas, na ilha de Java, na terça-feira, após o local ter alagado repentinamente.
"Estamos no quinto dia. Estamos à espera das piores notícias: a morte das vítimas", disse um dos responsáveis das operações de busca e resgate, Adah Sudarsa, citado pela agência France-Presse (AFP).
De acordo com Sudarsa, as operações de salvamento vão continuar até terça-feira, para, pelo menos, encontrar os corpos.
As autoridades tinham planeado enviar mergulhadores para encontrar os mineiros, mas o chefe das operações, Priyo Prayudha Utama, disse à agência noticiosa francesa que tal não era possível porque o poço da mina era demasiado estreito.
As autoridades acusaram, na sexta-feira, quatro pessoas de operarem na mina sem autorização.
Os suspeitos, incluindo um que se encontra em parte incerta, podem ser condenados a até cinco anos de prisão e a uma multa até 100 mil milhões de rupias (cerca de seis milhões de euros).
Deslizamentos de terra, inundações e colapsos de túneis são alguns dos perigos enfrentados pelos mineradores na Indonésia, onde pequenas operações de mineração artesanal, muitas vezes não autorizadas, são comuns.
Grande parte do processamento de minério de ouro envolve mercúrio e cianeto altamente tóxicos e os trabalhadores frequentemente usam pouca ou nenhuma proteção.
Dez mineiros morreram na explosão de uma mina de carvão na província de Sumatra Ocidental em dezembro.
Em fevereiro de 2019, mais de 40 pessoas morreram depois de uma estrutura improvisada de madeira numa mina de ouro ilegal na província de Sulawesi do Norte ter desabado devido ao deslocamento do solo e ao grande número de poços de mineração.