O Estado Islâmico reivindicou, esta quinta-feira, a autoria da explosão num camião armadilhado em Bagdade, que matou mais de 70 pessoas. Veja as imagens.
Corpo do artigo
O grupo disse num comunicado publicado na Internet que levou a cabo "a operação abençoada" em Sadr City, que devastou uma grande área do mercado de legumes.
Segundo a agência Reuters, foram mais de 70 os mortos causados pelo atentado na zona de maioria xiita. Já a agência France Press, por sua vez, refere que o ataque registado por volta das 6 horas locais (4 em Portugal continental) causou pelo menos 38 vítimas mortais.
Fonte da polícia iraquiana disse à Efe que a maioria das vítimas são agricultores que tinham ido ao mercado vender as suas frutas e legumes.
A explosão do camião, carregado com uma grande quantidade de explosivos, destruiu várias tendas do mercado e incendiou veículos estacionados na zona.
Yamila está localizada no densamente povoado distrito de Sadr City, com mais de dois milhões de pessoas de maioria xiita.
O Iraque enfrenta desde junho de 2014 uma guerra contra o autoproclamado Estado Islâmico, que conquistou amplas zonas do seu território e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria.
Na quarta-feira, dois soldados iraquianos morreram e outros oito ficaram feridos numa emboscada perpetrada por jiadistas na província ocidental de Al Anbar.