O mesmo fato, a mesma gravata, sentado no mesmo cenário. A declaração do início da invasão da Ucrânia feita por Vladimir Putin esta quinta-feira já estaria pré-gravada desde segunda-feira.
Corpo do artigo
Vladimir Putin anunciou, esta quinta-feira, o início de uma "operação militar especial" no Leste da Ucrânia apresentando-se com um fato preto, camisa branca e gravata "bordeaux", tal e qual como apareceu no discurso proferido na passada segunda-feira, quando reconheceu a independência dos territórios separatistas pró-russos e ordenou a mobilização do Exército russo para "manutenção da paz".
As imagens são em tudo semelhantes até no cenário, com Putin sentado a uma mesa de madeira com a bandeira russa do seu lado esquerdo, o que está a levantar dúvidas quanto à data em que a declaração da invasão foi feita, especulando-se se não estaria já gravada desde segunda-feira.
Putin na declaração de segunda-feira
Foto:EPA
Putin na declaração desta quinta-feira
Foto:KREMLIN.RU / AFP
Recorde-se que os metadados de dois vídeos publicados no passado dia 18 por separatistas pró-russos, a anunciar evacuações nas regiões fronteiriças da Ucrânia, revelaram que os arquivos tinham sido criados dois dias antes.