Movimentos opositores palestinianos concluíram um acordo de princípio para a formação de uma força de segurança para Gaza.
Corpo do artigo
Os movimentos palestinianos Fatah e Hamas concluíram um acordo de princípio para a formação de uma força de segurança comum em Gaza, que ficará em funções até às eleições de 2010, anunciou hoje fonte do processo negocial.
"Há um acordo de princípio para a formação de uma força comum às duas facções, para estar em funcionamento na Faixa de Gaza até às eleições de 05 de Janeiro" de 2010, anunciou Nabil Chaath, responsável da Fatah, organização liderada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas.
Delegações do movimento radical islâmico Hamas e da Fatah, estão reunidas no Cairo na quinta sessão do diálogo inter-palestiniano, que decorre sob mediação do Egipto.
O diálogo, que tem como objectivo reconciliar os dois movimentos rivais, encontrava-se num impasse desde Março.
Ao início do dia de hoje, a agência de notícias egípcia Mena referiu que o Egipto aumentou a pressão sobre ambas as partes para que chegassem a um acordo de reconciliação nas próximas semanas.
Hamas e Fatah estão de costas voltadas desde 2007, ano em que o movimento radical islâmico, vencedor de eleições legislativas em Janeiro de 2006, expulsou o rival da Faixa de Gaza por discordâncias sobre o controle das forças de segurança e a formação do governo de união.
Esta demonstração de força ocorreu após 18 meses de coexistência difícil na Autoridade Palestiniana entre a Fatah e Hamas, partido maioritário no parlamento palestiniano.