As forças de segurança iraquianas atacaram extremistas islâmicos na cidade de Baquba, a norte de Bagdade, tendo dominado algumas zonas, disseram à AFP responsáveis da polícia e do exército do Iraque.
Corpo do artigo
Os insurgentes lançaram um ataque noturno contra Baquba e, segundo fontes contactadas pela France Presse, controlaram "algumas partes da cidade" situada a 60 quilómetros a nordeste da capital do país.
Por outro lado, e de acordo com fontes governamentais, os rebeldes cercaram a cidade de Kirkuk no norte do Iraque onde já se registaram "dezenas de mortos" entre a população civil.
Segundo um responsável do Conselho Provincial Iraquiano no norte do país, as forças de segurança e civis tentam travar ataques em Tal Afar, na província de Nineveh, no corredor estratégico entre o Iraque e a Síria.
A mesma fonte disse que os combatentes islâmicos controlam a maior parte de Tal Afar e que toda a cidade está cercada, acrescentando que há pontos de resistência ao ataque sobretudo mantidos pela polícia e habitantes que ainda controlam o aeroporto.
Em Tal Afar, pelo menos 50 civis morreram e há o registo da morte de "dezenas" de extremistas islâmicos e soldados.
Mohammed al-Bayati, um residente de Tal Afar disse à AFP que entre 500 a 700 membros da jihade estão envolvidos no ataque.
Uma grande parte da província de Nineveh está sob o controlo dos insurgentes desde a semana passada, altura da tomada da cidade de Mossul.