As forças armadas norte-americanas estão "prontas" para uma ação militar na Síria se o presidente Barack Obama der o seu aval declarou, esta terça-feira, à BBC, o secretário da Defesa, Chuck Hagel, acusando Damasco de "usar armas químicas".
Corpo do artigo
"Estamos preparados. Posicionámos elementos capazes de responder a qualquer opção que o presidente faça", declarou Chuck Hagel. "Estamos prontos para ir", reforçou em declarações à BBC.
O secretário da Defesa norte-americano, atualmente em visita pela Ásia, disse também que os Estados Unidos vão em breve apresentar provas do uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad.
"A Síria utilizou armas químicas contra o seu próprio povo", assegurou. "Em breve teremos mais informações para apresentar", disse o responsável norte-americano.
Depois de ter falado com os seus homólogos britânico e francês, Chuck Hagel afirmou que "a maior parte dos países" consideram que o regime sírio está na origem do ataque ocorrido a 21 de agosto perto de Damasco. Segundo a oposição síria, o ataque fez 1300 mortos.
"Creio que a maior parte dos nossos aliados, dos nossos parceiros, dos países da comunidade internacional com quem falámos e contactámos muitos, têm poucas dúvidas sobre a violação dos direitos humanos mais elementares com o recurso (do regime) a armas químicas contra o seu próprio povo", afirmou.
"Penso que as provas vão mostrar que não são os rebeldes que utilizaram (armas químicas) e sem dúvida haverá informações sólidas para provar que o governo sírio é responsável", adiantou. "É cada vez mais claro que o governo sírio é responsável", insistiu.