"Fui lá todos os dias, quando não fui, ardeu". Jovem entra no bar em chamas à procura do irmão

Pelo menos 40 pessoas morreram e 115 ficaram feridas
Foto: Jean-Chistophe Bott/EPA
Sem saber do irmão mais novo, um jovem de 18 anos que estava na estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, correu para o bar em chamas, ajudou várias pessoas a saírem e entrou no estabelecimento, descrevendo um cenário "chocante".
Em poucos minutos, as boas-vindas a 2026 transformaram-se num pesadelo. Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas num incêndio no bar "Le Constellation", na estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça. Em declarações à BBC, um jovem de 18 anos que assistiu à tragédia descreveu os momentos de aflição.
"Fui ao bar todos os dias da semana. No dia em que não fui, ele ardeu", contou. Sem saber onde estava o irmão mais novo, a testemunha deslocou-se ao bar e, mesmo antes de chegar, ouviu uma grande explosão. Partiu o vidro de uma janela para ajudar as pessoas a saírem e, depois, entrou no estabelecimento em chamas.
"Foi muito chocante", revelou, sem querer identificar-se. "Vi pessoas a arder da cabeça aos pés, sem roupa nenhuma", contou, acrescentando que o irmão conseguiu sair ileso.

Foto: Police Cantonale Valaisanne
Os bombeiros e paramédicos chegaram rapidamente ao local, mas o jovem ficou a ajudar no que conseguiu, dando água e roupa aos feridos. O "Le Constellation" tem capacidade para cerca de três centenas de pessoas, em dois andares e num terraço, embora não se saiba, ainda, quantas pessoas estavam lá dentro no momento do incêndio.
As francesas Emma e Albane estavam no interior da discoteca. Em declarações à BFMTV, sublinharam que ficaram com a ideia de que o fogo começou quando uma funcionária colocou "foguetes" de aniversário em cima de garrafas de champanhe. "Em segundos, todo o teto estava em chamas e era tudo de madeira", referiram.

