Governo brasileiro envia tropas da Força Nacional para conter violência em Santa Catarina
O Governo brasileiro enviou esta sexta-feira tropas da Força Nacional de Segurança Pública para ajudar a conter a crescente onda de violência no estado de Santa Catarina, no sul do país.
Corpo do artigo
De acordo com a Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, os homens daquela força especializada já chegaram ao estado.
O número de homens enviados não foi revelado oficialmente para garantir o sigilo em torno da operação. Alguns meios de comunicação brasileiros, no entanto, apontam que o efetivo será de 350 soldados.
As tropas trabalharão sob o comando da Polícia Militar estadual.
Desde o dia 30 de janeiro, diversos municípios de Santa Catarina, incluindo a capital, Florianópolis, têm registado episódios de violência, como incêndios a autocarros e ataques contra agentes de segurança pública.
A polícia suspeita que os ataques estejam a ser perpetrados por membros de facções criminosas cujos líderes se encontram em prisões estaduais.
As ações seriam uma espécie de "represália" contra a situação precária dos presídios catarinenses e de suposto maus-tratos aos detidos.
Em função dos ataques, uma assembleia de condutores e fiscais de autocarros decidiu, na quinta-feira, suspender temporariamente o funcionamento do serviço de transporte no período da noite.
Devido a essa falta de transporte, a Secretaria de Educação resolveu cancelar as aulas do período noturno das escolas públicas nessa sexta-feira.