O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou, este sábado, ter lançado drones no dia anterior contra uma base militar em Haifa, uma grande cidade portuária no norte de Israel.
Corpo do artigo
Em comunicado, a formação pró-iraniana especificou que os seus combatentes lançaram às 20 horas de sexta-feira (17 horas em Portugal continental) "um esquadrão de ataques de drones para a base de defesa aérea Kiryat Eliezer, no oeste de Haifa".
Durante a madrugada de hoje, através de vários comunicados, o Hezbollah já tinha declarado que os seus combatentes tinham realizado oito ataques com projéteis e mísseis contra "concentrações de soldados" e posições do "inimigo israelita" em Kfar Giladi, Honin, Al-Jardah, Zarit e Melia.
Entretanto, os ataques aéreos israelitas continuam contra cidades no sul do Líbano, onde um edifício de três andares "foi completamente destruído" em Kawthariya al-Siyad, em Tiro, segundo a agência nacional de notícias libanesa NNA, que não reportou vítimas.
Israel e o Hezbollah enfrentam-se há um ano numa divisão, um confronto que nas últimas semanas atingiu outro nível com uma intensa campanha de bombardeamentos israelitas contra o Líbano, incluindo Beirute, que já provocou mais de 2200 mortos e 1,2 milhões de deslocados.
O Irão é um dos principais aliados do Hezbollah e lidera também o chamado Eixo da Resistência, uma aliança anti-Israel formada pela milícia libanesa, pelo grupo islamita palestiniano Hamas e pelos rebeldes Huthis do Iémen, entre outros.