As autoridades indianas suspenderam a missão que tinha como objetivo resgatar os corpos de cinco montanhistas dados como desaparecidos nos Himalaias.
Corpo do artigo
À BBC, fonte oficial ligada ao processo de resgate, confirmou que o helicóptero que transportava a equipa de resgate teve que regressar à base depois de ter falhado três tentativas de aterragem.
Os corpos dos montanhistas foram avistados por uma das equipas de resgate na segunda-feira. O terreno desnivelado e as limitações do helicóptero forçaram a equipa a abortar a missão.
Logo no arranque dos trabalhos foi explicado que se tratava de um processo bastante arriscado, devido ao mau tempo, e que seria um "verdadeiro milagre" finalizar o resgate com sucesso.
Vai agora ser analisada uma nova forma de chegar aos corpos dos montanhistas que perderam o contacto com a base no dia 26 de maio, um dia antes de uma grande avalanche ter atingido a montanha.
Deste grupo, foram resgatados quatro montanhistas que estão, desde domingo, a prestar auxílio às autoridades na busca pelos desaparecidos.
Quem são os desaparecidos?
O grupo de montanhistas, constituído por três britânicos, dois norte-americanos, um australiano e um indiano, estava a ser guiado pelo britânico Martin Moran. "Quatro corpos podem ser vistos e um quinto ligeiramente afastado dos outros", disse, à "Reuters", fonte ligada aos trabalhos de resgate.
O Nanda Devi é o 23º ponto mais alto do planeta e foi escalado pela primeira vez em 1936. Considerado um dos pontos de mais difícil acesso na região dos Himalaias, atrai poucas pessoas quando comparado com outras montanhas na região.