Dezenas de índios brasileiros armados com arcos e flechas bloquearam, esta terça-feira, a entrada do Palácio do Planalto, em Brasília, para protestar contra algumas medidas estudadas pelo Governo de Michel Temer.
Corpo do artigo
Os manifestantes exigiram um encontro com o Governo para entregarem um documento com as suas reivindicações.
Segundo a agência noticiosa Efe, os índios criticam, entre outras coisas, uma polémica lei em discussão no Congresso do país cujo objetivo central é limitar os gastos públicos. Além disso, exigem orçamentos maiores para as reservas indígenas do país, maior rapidez no processo de demarcação de terras e mais segurança nas reservas, onde há vários conflitos de posse.
801081571776335873
No documento reitera-se a rejeição a um projeto de lei que pretende alterar normas para demarcação de terras indígenas.
Até agora, é da responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) demarcar as terras indígenas, mas a nova lei prevê que este papel seja transferido para o Congresso, no qual há muitos parlamentares que representam os interesses do agronegócio.
A proposta está no Congresso há anos, tendo agora mais hipóteses de ser aprovada, já que conta com o apoio da base aliada do Presidente Michel Temer, que pretende acelerar as discussões sobre o assunto para que o projeto seja aprovado até 2017.
801074020326264832
O protesto ocorreu sem incidentes, apesar de os índios, pertencentes a diversas tribos, terem impedido entradas e saídas pela porta principal do Palácio no Planalto.