Israelitas e palestinianos retomarão negociações de paz directas no dia 2 de Setembro, em Washington, adiantou hoje, sexta-feira, uma fonte diplomática russa, citada pela agência noticiosa Interfax.
Corpo do artigo
"A declaração (sobre o reinício das negociações) já está preparada. Anunciará que as conversações directas começarão em Washington em 2 de Setembro", disse a fonte diplomática russa, adiantando que o Quarteto de mediadores internacionais para o Médio Oriente (Estados Unidos, Nações Unidas, Rússia e União Europeia), fará o anúncio oficial esta tarde de sexta-feira.
Fontes do Departamento de Estado norte-americano indicaram também que Hillary Clinton irá também fazer um anúncio sobre o reinício das negociações israelo-palestinianas, bloqueadas desde Dezembro 2008, na sequência de uma ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza, em que morreram cerca de 1400 palestinianos, na maioria civis.
Nos últimos meses, o enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, George Mitchell, reuniu-se repetidamente com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, para tentar alcançar um consenso sobre o reatamento de negociações.
Israel mostrou-se disposto a retomar o diálogo directo com os palestinianos, com Netanyahu a considerar que será a única via de avançar para a resolução do conflito.
Do lado palestiniano, as negociações directas realizar-se-ão mediante garantias de que o processo de paz terá como base as fronteiras definidas antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967.