O ex-líder Muammar Kadafi apelou aos líbios para saírem às ruas e desencadearem uma campanha de desobediência civil contra os novos líderes do país.
Corpo do artigo
Kadafi, que continua em parte incerta, emitiu o apelo através de uma gravação áudio difundida pela cadeia de televisão síria Al-Rai, que tem transmitido regularmente as mensagens do ex-dirigente da Líbia.
Kadafi voltou a considerar que o Conselho Nacional de Transição (CNT), que assumiu a liderança do país após a entrada das forças rebeldes em Tripoli nos finais de Agosto, não possui qualquer legitimidade, porque não foi nomeado ou apontado pelo povo.
O antigo líder da Líbia apelou aos seus concidadãos para "saírem à rua em novas manifestações em todas as cidades, aldeias e oásis".
"Sejam corajosos, levantem-se, vão para as ruas. Ergam a bandeira verde nos céus. As condições na Líbia estão insuportáveis", ouve-se na mensagem.
Dada a fraca qualidade da gravação, não foi possível confirmar a autenticidade das declarações.
As forças revolucionárias, apoiadas pela NATO, ganharam o controlo da Líbia, forçando a fuga de Kadafi e de dois dos seus filhos.