O Partido Popular da Catalunha lançou um videojogo durante a campanha para as eleições do governo catalão, onde Alicia Sánchez-Camacho, candidata do PPC, luta, em cima das asas de uma gaivota contra a imigração e o independentismo. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
As Novas Gerações, o ramo juvenil dos conservadores catalães, converteu a candidatura ao governo da Catalunha de Sánchez-Camacho, em protagonista de um videojogo, com o nome "Rescate" que faz desaparecer, entre outros, imigrantes ilegais e independentistas catalães.
A protagonista do jogo chama-se "Alicia Croft", numa alusão à personagem Lara Croft do famoso jogo "Tomb Raider", e voa pelos céus de Barcelona nas asas da gaivota "Pepe", lançando "ideias resolutivas" em forma de bombas para "transformar e resolver os problemas da Catalunha", como dizem as instruções do jogo.
[youtube:NbxEEHqZvYs]
No videojogo, disponível na página da Internet do PPC, Alícia Croft pode alimentar-se e obter energia com "os elementos que nos unem" como o touro ou o burro para ganhar pontos e poder disparar contra os objectivos, que são os "imigrantes ilegais" lançados de pára-quedas de um avião, independentistas ou bocas que representam a liberdade linguística na Catalunha.
Se conseguirem atingir os alvos e estes desaparecerem, o prémio é "sentir-se orgulhoso em ser catalão e espanhol".
Quando termina a partida, a gaivota 'Pepe' felicita e convida todos os catalães a votarem no próximo dia 28.
O PPC defende o jogo considerando que as "bombas" lançadas pela protagonista do jogo são ideias positivas e afirmando que não há a intenção de representar os imigrantes legais, mas sim as máfias da imigração.
A meio da tarde de hoje era impossível jogar ao "Rescate" no sítio do PPC na Internet.
O videojogo criado pelas Novas Gerações é mais um capítulo polémico na luta de Sánchez-Camacho contra a imigração na Catalunha, depois da proposta do "contrato de integração" que, entre outras cláusulas, prevê a repatriação de imigrantes que estejam desempregados.
O PPC, que tem vindo a adoptar várias posturas polémicas relativamente aos imigrantes - chegou mesmo a não condenar uma campanha de um alcaide do partido que exigia a expulsão de cidadãos romenos da cidade de Badalona - considera que o tema da imigração é um dos que deve dominar a campanha.
As sondagens dão como favoritos os conservadores da Convergência e União.