A União Europeia apoiará "qualquer acção" do Conselho de Segurança da ONU (CSONU) sobre o Irão se Teerão continuar a não colaborar com a comunidade internacional, segundo o projecto de conclusões do Conselho Europeu, que hoje, sexta-feira, termina em Bruxelas.
Corpo do artigo
Os líderes dos 27 estão dispostos "a apoiar qualquer acção do CSONU se o Irão continuar a não cooperar com a comunidade internacional sobre o seu programa nuclear", lê-se no texto, a que a Lusa teve acesso.
"A UE está pronta para acompanhar este processo do CSONU", sustentam ainda os chefes de Estado e de Governo dos 27.
Os líderes europeus mantêm-se, no entanto, "prontos para trabalhar com o Irão na procura de uma solução negociada para esta questão", mas na condição de que Teerão "tome decisões concretas nesse sentido".
Os 27 lamentam ainda as rejeições iranianas às "repetidas ofertas da China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos" e da UE para discutir o seu programa nuclear.
Os seis países referidos estão encarregados do dossier iraniano e deverão fazer o ponto da situação até ao final do ano.
O Conselho Europeu mandata ainda os chefes da diplomacia dos 27, que se reúnem a 25 de Janeiro, para analisarem que medidas podem ser decididas.
O Irão foi já alvo de quatro resoluções do Conselho de Segurança, três das quais incluíam sanções, por recusar-se a suspender o programa de enriquecimento de urânio, que oficialmente se destina a fins civis.