O ex-presidente Luiz Inácio da Silva divulgou, esta quinta-feira, um vídeo para apoiar as manifestações de apoio ao Governo da sua sucessora, Dilma Rousseff, que estão a decorrer em 21 estados do país e na cidade de Brasília.
Corpo do artigo
"De um lado, estão aqueles que querem atropelar a democracia, aprovando um 'impeachment' [processo de destituição] sem base legal. A Presidente Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Impeachment sem base legal é golpe", acusou Lula no vídeo colocado no Facebook.
O ex-presidente afirmou também que conta as manifestações de apoio contra o processo de destituição de Dilma Roussef, que disse serem realizadas por brasileiros que apoiam a democracia e a Constituição.
Lula da Silva era esperado num dos protestos, em Brasília, mas decidiu não participar e usar apenas a página do Instituto Lula no Facebook para apoiar os atos.
https://www.facebook.com/Lula/videos/972128806189453/
Hoje, o ex-presidente conseguiu uma vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), que retirou ao juiz Sérgio Moro a tutela das investigações que recaem sobre si no âmbito da Operação Lava Jato.
O político ainda aguarda autorização ou não do STF para ocupar o cargo de ministro da Casa Civil porque teve sua nomeação suspensa pelo magistrado Gilmar Mendes, logo após tomar posse.
O julgamento no Supremo de um pedido feito pelo governo para validar a nomeação de Lula da Silva ainda não está marcado.