Pelo menos 41 pessoas, incluindo 21 reclusos, morreram durante a noite quando grupos armados atacaram duas prisões em Bagdad, no Iraque, para libertar prisioneiros, indicaram, esta segunda-feira, responsáveis locais.
Corpo do artigo
Os ataques, com lançamentos de projéteis contras as duas prisões, através de explosões perpetradas por bombistas suicidas e tiros, que duraram cerca de dez horas, tiveram lugar nas prisões de Taji, a 20 quilómetros a norte de Bagdad, e de Abu Ghraib, a 25 quilómetros a oeste de capital.
De acordo com as autoridades, esta manhã de segunda-feira a situação nas prisões ficou sob controlo.
Pelo menos 21 detidos morreram e outros 25 ficaram feridos nos motins que se seguiram ao ataque às prisões de Taji, no norte da capital iraquiana, e de Abu Ghraib, a oeste da cidade, disse um porta-voz do ministério da Justiça, Wassam al-Fraiji.
Vinte polícias, soldados e guardas prisionais foram também mortos durante os confrontos que duraram cerca de 10 horas, segundo a polícia e fontes hospitalares.
Não foi avançado qualquer balanço sobre o número de assaltantes mortos ou capturados, mas fontes de dois hospitais confirmaram ter recebido pelo menos 10 corpos de atacantes.
Os ataques coordenados começaram cerca das 21.30 horas, quando foram disparados tiros de morteiro contra as cadeias, segundo um coronel da polícia.
De seguida, carros armadilhados explodiram próximo da entrada, enquanto três homens com cintos de explosivos se atiraram contra a entrada da prisão de Taji, acrescentou a mesma fonte.
Os confrontos com as forças de segurança das cadeias duraram toda a noite com a intervenção de helicópteros e com reforços militares.
Segundo a polícia e os médicos, pelo menos nove elementos das forças de segurança foram mortos em Taji e 11 em Abu Ghraib, prisão que, em 2004, se tornou tristemente célebre pelas atrocidades cometidas por soldados norte-americanos contra reclusos iraquianos.
Sete reclusos conseguiram fugir de Abu Ghraib.
Esta manhã, a situação nas prisões já estava controlada, segundo a polícia.