Mais de 65 mil pessoas foram retiradas no sul do Vietname devido à passagem da tempestade tropical Tenbim, que nas Filipinas causou 240 mortos.
Corpo do artigo
Tenbim ganhou força enquanto avançou pelo mar da China meridional e entrará esta noite no Vietname em forma de tufão, embora as previsões indiquem que quando atingir terra perca força e se torne em tempestade na terça-feira.
O serviço meteorológico vietnamita situou Tenbim esta segunda-feira de manhã a mais de 300 quilómetros da ilha Con Dao com ventos de 135 quilómetros por hora.
A imprensa local compara a tempestade Tenbim ao tufão Linda, que em 1997 causou mais de quatro mil mortos, considerado um dos desastres mais graves do Vietname nos últimos 100 anos.
O primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc ordenou às autoridades regionais que mobilizem soldados, polícias e voluntários para evacuar os residentes nas zonas onde se preveem inundações e deslizamentos de terra.
9008373
A evacuação forçada inclui os residentes em embarcações do delta de Mekong, uma região do sul do Vietname composta por 12 províncias e uma população de cerca de 17 milhões de habitantes.
Entretanto, nas Filipinas, o resgate continua para as vítimas da tempestade, que entrou no sul do país na sexta-feira e deixou um rasto de destruição, com 240 mortos, 107 desaparecidos e quase 550 mil afetados, de acordo com a última contagem da Defesa Civil.