Mais de dez mortos e vários feridos na ofensiva das forças ucranianas em Slaviansk
As milícias pró-russas que ocupam Slaviansk indicaram que 10 pessoas, incluindo civis, morreram, esta segunda-feira, na ofensiva de forças ucranianas contra um posto de controlo naquela cidade do sudeste do país. Do lado das forças ucranianas há quatro mortos e 30 feridos.
Corpo do artigo
"Sofremos baixas, cerca de 10 pessoas, incluindo civis, e entre 20 e 25 feridos", disse à agência russa RIA Novosti o comandante das forças separatistas, Igor Strelkov.
O mesmo responsável acrescentou que desconhece as perdas das forças ucranianas.
Antes, o ministério do Interior da Ucrânia indicara que as suas forças haviam sofrido quatro baixas mortais e 30 feridos em combates com milícias pró-russas nos arredores de Slaviansk.
As milícias pró-russas, que ainda controlam o interior da cidade, reconheceram ter tido "muitas baixas" nos combates com as forças ucranianas que foram retomados e que os obrigaram a retroceder.
"Continuam os combates. Temos muitas baixas. Podem ser até 20", afirmou um dos porta-vozes rebeldes à agência russa Interfax.
O separatista pró-russo, que precisou que os mortos são milicianos, salientou que os rebeldes conseguiram "travar o avanço do inimigo nas imediações da cidade, mas com muitas dificuldades".
A televisão russa confirmou que as milícias pró-russas tinham sofrido numerosas baixas na localidade de Semionovka, nos subúrbios de Slaviansk, a que se somaria um número indeterminado de civis mortos.
Em declarações à imprensa num dos postos de controlo à entrada de Slaviansk, o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakob, afirmou que a operação para neutralizar as milícias e retomar o controlo da localidade - que se iniciou na sexta-feira - está a ser lenta, porque querem evitar fazer vítimas civis.
"Estamos atados de pés e mãos, já que à nossa volta há população pacífica. Alguns apoiam-nos, outros não, isso não importa: os militares ucranianos não podem disparar sobre população pacífica", frisou.
O ministério ucraniano anunciou também que as milícias pró-russas abateram, esta segunda-feira, um helicóptero Mi-24 das Forças Armadas da Ucrânia na mesma zona da região mineira de Donetsk (leste).
O aparelho caiu no rio e os seus tripulantes puderam ser resgatados para um lugar seguro.
Na semana passada, os rebeldes tinham já abatido três helicópteros, no início da ofensiva militar ucraniana contra Slaviansk e Kramatorsk.