A crença de que uma mulher menstruada é impura e deve ser isolada do mundo para não contagiar o puro e o limpo provocou mais uma vítima. Uma jovem de 15 anos, de uma localidade do distrito de Surkhet, na zona oeste do Nepal, foi violada em grupo, por três rapazes, quando dormia numa cabana.
Corpo do artigo
9111124
9210858
O incidente ocorreu, segundo a imprensa nepalesa, na madrugada de segunda-feira. A vítima foi internada no hospital.
Os suspeitos, de 14, 15 e 18 anos, foram identificados e detidos, e presentes a tribunal na quarta-feira, estando, para já, sob custódia policial. A investigação está a decorrer.
De acordo com o responsável pela polícia local, Uma Prasad Chaturbedi, no abrigo estava ainda outra adolescente, também em regime de isolamento, que conseguiu escapar. A família da vítima só soube do sucedido na terça-feira de manhã, uma vez que a cabana onde a jovem estava fica longe da casa.
Apesar de o governo do Nepal ter criminalizado o "chhaupadi" - conjunto de proibições impostas a mulheres com o período menstrual -, várias formas de isolamento são encontradas por todo o país, sobretudo na zona oeste do país. A prática tem provocado casos de violação e mesmo homicídios.