Os 33 mineiros soterrados há 20 dias numa mina do Chile reagiram bem à notícia, que lhes foi transmitida pelo ministro da Saúde do Chile, Jaime Manalich.
Corpo do artigo
“Aceitaram que não poderão ser resgatados antes das Festas da Independência, no dia 18 de Setembro, mas sabem que esperamos estar com eles antes do Natal”, afirmou o ministro. Veja o vídeo das operações de resgate.
[Youtube:uO7ds15ZqeE]
Segundo a BBC, os mineiros aceitaram bem a informação e estão calmos.
No entanto, o ministro da Saúde chileno afirmou que os mineiros podem vir a passar por "um período de depressão, angústia e abatimento", agora que sabem que o resgate ainda vai demorar meses.
"Seria ingenuidade pensar que os mineiros serão capazes de manter o ânimo que tem mostrado durante o longo período que já passou", disse o ministro, acrescentando que estão a ser preparados medicamentos para enviar aos 33 homens soterrados numa mina de cobre e ouro, no Chile.
Mineiros receberam chamada do presidente chileno
O líder dos mineiros soterrados, Luis Urzua, recebeu também uma chamada muito especial de Sebastian Pinera, presidente do Chile. Durante a chamada, Luis Urzua pediu para que fossem resgatados do “inferno” antes do dia 18 de Setembro. O mineiro sabe agora que o seu pedido não se poderá concretizar.
As autoridades chilenas pediram ajuda à Agência Espacial Norte-Americana, a NASA, para lidar com a situação dos mineiros enclausurados, que comparam à vida dos astronautas no espaço.