Um minuto de silêncio lidera, esta sexta-feira, a lista de músicas mais vendidas na plataforma online iTunes na Áustria, no mesmo dia em que foi publicado, em protesto contra as condições de vida dos refugiados no país.
Corpo do artigo
A faixa, criada pelo austríaco Raoul Haspel, está ainda no topo da lista de vendas da loja na Internet Amazon, na Alemanha.
"O debate sobre a imigração na sociedade e na política é tão ruidoso que, perante isso, só podia calar-me e converter o meu silêncio em algo sonoro e público", explicou o artista à agência espanhola EFE.
O tema está à venda por 0,99 euros no iTunes e 1,29 euros na Amazon, e o valor que conseguir lucrar será doado ao centro de refugiados de Traiskirchen, 30 quilómetros a sul de Viena, um dos focos da polémica sobre a imigração na Áustria, porque milhares de pessoas são obrigadas a dormir ao relento nos jardins por falta de espaço no interior.
O edifício, capaz de receber até 1800 pessoas, acolhe atualmente 4 mil refugiados, tendo a situação sido denunciada pela organização de direitos humanos Amnistia Internacional, que mostrou a sua preocupação após uma visita dos seus representantes às instalações.
"O fracasso", alertou o ramo austríaco da Amnistia, "poderia ter-se evitado facilmente, a culpa é principalmente de erros administrativos".
Raoul Haspel considera que a Áustria enfrenta um "tremendo problema humanitário", sobre o qual pretende consciencializar com os seus 60 segundos de silêncio, porque "já não restam palavras nem argumentos para falar sobre isso".
O artista explicou que o seu objetivo, a curto prazo, é que as pessoas não tenham que dormir nas atuais condições do campo de Traiskirchen, e que não lhes faltem roupa ou alimentos.
"É uma ideia simples e genial, estou orgulhoso do que estamos a conseguir juntos", comenta um dos compradores do tema na Amazon.