Veículos blindados russos movimentavam-se esta sexta-feira de manhã no sul da Rússia, junto à fronteira com a Ucrânia, perto do local onde estão estacionados cerca de 300 camiões de ajuda humanitária russa destinada às vítimas do conflito no leste da Ucrânia.
Corpo do artigo
A agência AFP noticiou ter constatado no local a movimentação de uma coluna composta por uma dúzia de transportes blindados russos numa estrada em direção ao posto fronteiriço de Donetsk, situado a cerca de 30 km.
De acordo com jornalistas dos jornais diários britânicos 'The Guardian' e 'Telegraph', 23 veículos blindados de transporte de tropas, camiões de combustível e outros veículos logísticos com registos militares russos cruzaram a fronteira perto do mesmo posto fronteiriço, pouco antes das 22 horas locais (18 horas GMT) de quinta-feira.
O comboio de ajuda humanitária da Rússia está desde quinta-feira estacionado na cidade de Kamensk-Chakhtinski, a cerca de 30 km por estrada do posto fronteiriço de Donetsk.
Os camiões russos pintados de branco, fretados pelo Ministério das Situações de Urgência russo, devem prestar assistência humanitária à população, principalmente no leste da Ucrânia, incluindo aos habitantes da cidade de Lugansk, vítimas de quatro meses de combates entre as forças ucranianas e os rebeldes separatistas pró-russos.
A Ucrânia colocou condições rigorosas para a entrada no terreno dos camiões, devido a suspeitas de que possam esconder ou preparar uma intervenção militar russa. Moscovo já considerou essas suspeitas "absurdas".
As autoridades ucranianas denunciam regularmente a violação de sua fronteira com a Rússia por tanques e blindados russos, e acusa Moscovo de apoiar militarmente os insurgentes pró-russos, o que é negado pelas autoridades russas.