Um grande número de drones misteriosos estão a ser avistados sobre partes da Nova Jérsia e da Costa Leste, nos EUA, nas últimas semanas, gerando especulações sobre a sua origem.
Corpo do artigo
Os primeiros relatos sobre os drones surgiram em novembro. Inicialmente, foram avistados ao longo do rio Raritan, a cerca de 80 quilómetros a oeste da cidade de Nova Iorque. Mais tarde, foram relatados avistamentos em todo o estado, incluindo perto do Arsenal Picatinny, uma instalação militar de investigação e fabricação, e sobre o campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster. Os drones também foram vistos recentemente em áreas costeiras.
O governador da Nova Jérsia, Phil Murphy, escreveu ao presidente Joe Biden a pedir respostas, embora enfatize, juntamente com as autoridades policiais, que os drones não parecem ser uma ameaça à segurança pública.
Por sua vez, o FBI e o Departamento de Segurança Interna disseram que os avistamentos não parecem ser drones. “Historicamente, temos vivenciado casos de identidade equivocada, onde drones relatados são, na verdade, aeronaves ou instalações tripuladas”, disseram as agências, em comunicado. Além disso, nenhum drone foi relatado em espaço aéreo restrito.
Também o Conselheiro de Comunicações de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que muitos dos avistamentos são, na verdade, de aeronaves pilotadas a voar legalmente.
O Pentágono e a Casa Branca também descartaram que os drones tivessem origem estrangeira.
Os drones são regulados por leis e regulamentos rigorosos da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), que incluem registo obrigatório para a maioria dos tipos de sistemas aéreos não tripulados privados e comerciais, bem como restrições sobre onde e quando podem ser pilotados.
Além de Nova Jérsia, os drones foram vistos em partes de Maryland, Nova Iorque, Pensilvânia e Virgínia nos últimos dias e semanas. Na quinta-feira à noite, Larry Hogan, o ex-governador republicano de Maryland, disse que viu dezenas de grandes drones durante cerca de 45 minutos em cima de sua casa em Davidsonville. No estrangeiro, drones foram avistados recentemente numa base aérea dos EUA na Alemanha e em bases da Força Aérea Real no Reino Unido usadas por forças americanas, mas até agora não há nenhuma ligação conhecida com os avistamentos nos EUA.