O presidente Barack Obama assinou, na terça-feira, uma ordem executiva sobre segurança cibernética para a comunicação voluntária de ameaças às infraestruturas norte-americanas como redes de energia elétrica, oleodutos e sistemas de água.
Corpo do artigo
A diretiva, que segue duas tentativas falhadas no Congresso para passar legislação sobre segurança cibernética, permite ao governo liderar uma rede de partilha de informação.
"Sabemos que os 'hackers' roubam a identidade das pessoas e infiltram-se nos correios eletrónicos privados. Sabemos que países e empresas no exterior roubam os nossos segredos comerciais, e agora os nossos inimigos também querem sabotar o nosso sistema elétrico, as nossas instituições financeiras e os nossos sistemas de controlo de tráfego aéreo", disse Obama durante o seu discurso sobre o Estado da União.
Obama instou ao Congresso para que aprove rapidamente uma legislação que dê ao governo norte-americano "uma maior capacidade para resguardar as (nossas) redes e evitar ataques".
"Não podemos mais tarde perguntar-nos porque não fizemos nada face às ameaças reais contra a nossa segurança e a nossa economia", sublinhou.