O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a sua mulher, Michelle, deixaram esta sexta-feira Washington após oito anos na Casa Branca.
Corpo do artigo
O casal Obama entrou a bordo de um helicóptero dos fuzileiros navais ('marines') estacionado junto do Capitólio (sede do Congresso norte-americano), onde o seu sucessor Donald Trump, de 70 anos, tomou posse hoje como 45.º Presidente dos Estados Unidos.
O aparelho levou Barack e Michelle Obama até à base aérea de Andrews, perto da capital federal norte-americana.
Na base aérea, após ouvir o hino nacional, Obama dirigiu-se aos funcionários e aos seus apoiantes presentes no local.
"Isto não é um ponto final, é uma vírgula na história contínua da América", disse Obama, falando para membros da sua equipa na Casa Branca na base área de Andrews, após o final da cerimónia de tomada de posse do seu sucessor, Donald Trump.
Na breve alocução, Obama afirmou ter começado a presidência com uma "fé inabalável" no povo americano e na sua "capacidade para mudar o país".
"Ao longo deste processo, eu e a Michelle fomos apenas o homem e a mulher da frente, fomos apenas a vossa cara e a vossa voz. Mas isto não foi sobre nós, foi sempre sobre vocês. Todas as coisas maravilhosas que aconteceram nos últimos dez anos foram todas sobre vós", disse.
O casal segue depois para o estado da Califórnia, onde irá gozar umas férias familiares em Palm Springs.
Depois deste período de férias, o casal regressa a Washington, onde irá viver e acompanhar os estudos da filha mais nova.
Na última conferência de imprensa na Casa Branca, realizada na quarta-feira, Obama reiterou a promessa de que não irá ficar em silêncio se sentir que há direitos fundamentais sob ameaça.