As cerimónias em Nova Iorque de homenagem às vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 vão juntar, no domingo, o presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu antecessor, George W. Bush, junto ao novo World Trade Center.
Corpo do artigo
Aquando da sua última visita ao simbólico local, em Maio, para se encontrar com famílias de vítimas após o anúncio da morte de Osama Bin Laden, Brack Obama pediu a companhia do seu antecessor. George W. Bush recusou, alegando não querer exposição mediática, como tinha feito em ocasiões anteriores.
Será a primeira vez que ambos os presidentes participam nas cerimónias no World Trade Center, e irão apenas ler poemas e citações, tal como outros dignitários, não havendo lugar a discursos.
A cerimónia será reservada aos familiares das vítimas, a quem caberá ler os quase três mil nomes dos que morreram em Nova Iorque, e também dos que perderam a vida no Pentágono e na queda do quarto avião, em Shanksville, Estado da Pensilvânia.
Serão guardados quatro momentos de silêncio, na hora exacta a que as Torres Gémeas foram atingidas (8.46 horas e 9.03 horas) e que caíram (9.59 horas e 10.29 horas), e também da queda dos outros aviões usados pelos terroristas da al-Qaeda no maior ataque até hoje sofrido pelos Estados Unidos no seu território.
Outros dignitários presentes serão os governadores dos Estados de Nova Iorque, Andrew Cuomo, e de Nova Jérsia, Chris Christie, além dos seus antecessores. Também presente estará o actual "mayor" de Nova Iorque, Michael Bloomberg e o edil na altura dos atentados, Rudy Giuliani.
Para as famílias, será também a primeira oportunidade de ver em privado o monumento às vítimas, "Reflectindo a Ausência".
O monumento consiste numa praça de quase seis hectares arborizada com mais de 200 castanheiros, com duas fontes de grandes dimensões no local onde assentavam as Torres Gémeas e água a correr nas paredes interiores e os nomes das vítimas gravados em bronze no rebordo.
A partir de dia 12, o local será aberto a visitantes, mas de maneira controlada: os interessados devem fazer uma reserva através da Internet.
Também já é possível ver no local o edifício do Museu, que será apenas inaugurado em 2012, além da principal torre do novo World Trade Center, que com 541 metros de altura será o edifício mais alto dos Estados Unidos, quando estiver concluído.