O presidente norte-americano Barack Obama pediu ao Congresso para adotar uma lei "abrangente" de reforma do sistema de imigração "nos próximos meses", durante o seu discurso sobre o Estado da União.
Corpo do artigo
"Sabemos o que é preciso fazer (...) Agora, façamo-lo. Enviem-me uma lei de reforma abrangente da imigração durante os próximos meses e eu assiná-la-ei imediatamente", prometeu o presidente norte-americano.
Barack Obama sustentou que a polícia, o mundo laboral e as empresas estão de acordo quanto à necessidade de uma reforma na questão de imigração.
"A nossa economia é mais forte quando usamos os talentos e a criatividade dos imigrantes cheios de esperanças", justificou.
Esta reforma necessitará de "uma segurança sólida das fronteiras", mas deve oferecer um "caminho" em direção à cidadania.
Oito senadores - quatro aliados de Barack Obama e quatro republicanos - apresentaram no final de janeiro um plano, que sob algumas condições, previa a regularização da naturalização de cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais residentes nos Estados Unidos-