Um reformado espanhol publicou um anúncio num jornal a oferecer cinco mil euros à empresa que contratar o seu filho, de 39 anos, há um ano desempregado.
Corpo do artigo
"Pensionista oferece cinco mil euros a empresa que contrate o seu filho desempregado, qualificado, responsável e trabalhador, bom profissional, segundo contrato, valor negociável, privacidade absoluta".
[twitter:638963946066739200]
Foi este o anúncio publicado na passada sexta-feira (28 de agosto) na área de classificados do jornal "El Heraldo" de Aragão por um reformado de 68 anos que, desta forma, tenta ajudar o filho, de 39 anos e desempregado há um ano, a conseguir arranjar emprego.
O "El País" adianta que, em seis dias, António (nome fictício) recebeu 20 contactos de empresas a pedirem o currículo do filho para marcação de entrevistas.
O filho, casado e pai de um menino de cinco anos, tem um percurso profissional marcado por contratos temporários em diversos setores, desde empresas informáticas à hotelaria e restauração. Está desempregado desde setembro de 2014, após sete anos de trabalho.
É um dos quatro milhões de desempregados registados em Espanha em agosto - um aumento de 21679 em relação ao mês anterior.
António recebe uma reforma de 2500 euros, destinada aos cuidados de saúde que a mulher doente exige e ao apoio dos cinco filhos - quatro trabalham e pertencem à "geração mil euros" (o equivalente à portuguesa "geração 500 euros") e o mais novo está desempregado.
Foi para ajudar este filho a "sair do poço em que se encontra" que António decidiu publicar o anúncio. "Pensei em cinco mil euros por ser um número redondo, mas estou disposto a dar mais", revelou ao "El País".
O filho, só soube da ideia do pai horas antes do jornal chegar aos quiosques. Primeiro ficou zangado e envergonhado, mas depois reconheceu o objetivo da iniciativa: "És o melhor pai do mundo", disse.