Dois homens armados abateram a tiro várias pessoas, esta quarta-feira, numa escola de São Paulo. É mais um massacre que acontece num estabelecimento de ensino. Nos últimos trinta anos há dezenas de registos semelhantes, um pouco por todo o Mundo.
Corpo do artigo
janeiro de 1989, EUA
Um homem de 24 anos dispara sobre o átrio da Escola de Stockton, na Califórnia, matando cinco crianças e ferindo cerca de 30. Suicidou-se em seguida.
novembro de 1991, EUA
Gang Lu, um antigo aluno da Universidade de Iowa, não terá ficado satisfeito com a classificação atribuída ao seu doutoramento. Neste dia compareceu a uma conferência na antiga universidade. Poucos minutos depois começou a disparar sobre os presentes matando seis pessoas.
março de 1998, EUA
Dois alunos adolescentes fizeram disparar o alarme da Escola de Westside, Arkansas, para fazer com que os colegas saíssem das salas e, já no pátio, dispararam à sua volta. Quatro colegas e um professor foram mortalmente atingidos.
maio de 1998, EUA
Depois de ter sido suspenso da Escola Secundária Thurston, Springfield, Kip Kinkel, de 15 anos, matou os pais antes de ir para a escola onde disparou sobre os seus colegas, provocando mais duas vítimas mortais.
março de 1996, Escócia
Thomas Hamilton matou 16 crianças, entre os cinco e seis anos de idade, e uma professora. O massacre durou cerca de três minutos. Depois disparou contra si próprio. Depois da polémica que se seguiu ao massacre, o Reino Unido ilegalizou a compra e a posse da maior parte das armas.
abril de 1999, EUA
Eric Harris 18, e Dylan Klebold, 17, mataram doze estudantes e um professor num ataque rigorosamente planeado no liceu de Columbine, em Littleton, Denver. Eric estava todo de preto e invadiu o corredor da escola com armas de fogo e bombas, acabando por matar as pessoas.
janeiro de 2002, EUA
Um estudante, que foi expulso, da Faculdade de Direito da Appalachian, Virgínia, regressou ao estabelecimento de ensino e assassinou o director, um professor e um aluno, ferindo outras três pessoas.
abril de 2002, Alemanha
Um aluno, que foi expulso da escola, matou 14 professores, dois estudantes e um polícia durante um tiroteio na Escola de Gutenberg, no final suicidou-se. Na ocasião, foi considerado como o pior incidente deste tipo nas últimas décadas.
outubro de 2002, Brasil
Um jovem de 17 anos matou duas colegas dentro da sala do colégio particular Sigma. Foi preso em flagrante. Na altura, a delegada encarregada do caso afirmou que o revólver calibre.38 utilizado pelo jovem pertencia ao pai, que era polícia.
outubro de 2002, EUA
Um estudante da Escola de Enfermagem da Universidade do Arizona matou dois professores e uma terceira pessoa e suicidou-se de seguida.
janeiro de 2003, Brasil
O ex-aluno, Edmar Aparecido Freitas, 18 anos, da escola pública Coronel Benedito Ortiz , invadiu o pátio e atirou em alunos, professores e funcionários, suicidando-se de seguida.
setembro de 2004, Argentina
Três estudantes foram mortos e cinco feridos quando um rapaz de 15 anos disparou uma pistola numa sala de aula na Argentina. Foi preso em seguida.
novembro de 2004, China
Oito adolescentes mortos e quatro feridos foi o balanço de um tiroteio num dormitório de uma escola em Ruzhou, na província de Henan (Centro).
março de 2005, EUA
Jeffrey Weise, 16 anos, matou o avô e o parceiro do avô antes de ir para a escola secundária, na qual matou uma professora, um segurança e cinco estudantes. O tumulto durou cerca de 10 minutos. Depois suicidou-se.
setembro de 2006, Canadá
Uma mulher morreu e 19 pessoas ficaram feridas quando um homem com três armas e vestido de preto invadiu o colégio Dawson durante a hora do almoço. Os estudantes esconderam-se nas salas de aula e nos corredores. O homem acabou por morrer num tiroteio com a polícia.
outubro de 2006, EUA
Charles Carl Roberts matou cinco meninas e feriu outros sete alunos numa escola de uma comunidade Amish, na vila de Paradise, em Lancaster Country. Depois de andar dentro da escola, obrigou os meninos e os professores a saírem do edifício enquanto atou as meninas ao quadro, acabando por as matar a tiro. Em seguida matou-se.
novembro de 2007, Finlândia
Pekka-Eric Auvinen, 18 anos, matou sete colegas e uma professora na Escola Secundária Jokela, depois suicidou-se. Antes do ataque publicou no YouTube um vídeo, na qual celebrava o facto de estar prestes a fazer um ataque à escola.
fevereiro de 2008, EUA
Stephen Kazmierczak, 27, abriu fogo numa sala onde decorria uma palestra na Universidade Northern Illinois, acabou por matar cinco alunos e ferir outros 15. No final suicidou-se. Sabe-se que Stephen estava armado com três armas e uma espingarda e transportava-as numa mala de guitarra.
Fevereiro de 2008, EUA
Uma estudante de enfermagem, Latina Williams, 23 anos, matou duas colegas do colégio Louisiana Technical em Baton Rouge, acabando por se matar em seguida.
abril de 2008, EUA
No pior ataque escolar da história, Cho Seung-hui, um estudante, matou 32 pessoas na Universidade técnica de Virginia, antes de cometer suicídio. Foi encontrado depois de ter enviado uma mensagem de vídeo para uma estação de televisão dos EUA, na qual tentou justificar as razões que o levaram a tal acto.
setembro de 2008, Finlândia
Matti Juhani Saari, aluno de hotelaria, entra armado na Escola de Hotelaria de Kauhajoki e mata nove alunos e um professor. De seguida atira sobre si e morre mais tarde no hospital.
março de 2009, Alemanha
Tim Kretschmer, de 17 anos, invadiu a escola secundária Albertville com uma pistola semiautomática e matou nove estudantes e três professores. A seguir deixou o local, roubou um carro e matou outras três pessoas, antes de cometer suicídio.
1167831
fevereiro de 2010, EUA
Amy Bishop era professora de biologia na Universidade do Alabama, Huntsville. Numa aula começou a disparar sobre os alunos e matou três. Foi condenada a prisão perpétua em 2012.
1494297
abril de 2011, Brasil
Um ex-aluno armado invadiu uma escola municipal no Rio de Janeiro e começou a disparar provocando a morte a onze pessoas e ferindo 18. O atirador suicidou-se quando a polícia chegou ao local.
abril de 2012, EUA
Ono Goh, um antigo aluno de 43 anos, entrou na faculdade, da Universidade Católica de Oakland, Califórnia, fez a rececionista refém e perguntou por outra funcionária. Ao perceber que a pessoa que procurava não estava, obrigou sete alunos a colocarem-se lado a lado e fuzilou-os. À polícia disse que planeou o crime durante semanas e que era uma retaliação por terem troçado do seu sotaque.
fevereiro de 2012, EUA
Um aluno, T.J. Lane, do Instituto Chardon de Cleveland, Ohio, começou a disparar contra os colegas na cafetaria desta escola profissional. Um morreu no local, dois posteriormente, dos ferimentos.
2334209
dezembro de 2012, EUA
Adam Lanza, com dois revólveres, atira sobre os alunos da Escola primária de Sandy Hook, Newtown, e provoca a morte a 20 crianças e seis adultos. De seguida suicida-se.
2947514
Junho 2013, EUA
Um homem de 24 anos dispara sobre o átrio da escola, em Santa Monica, Califórnia, matando cinco crianças e ferindo cerca de 30. Suicidou-se em seguida.
outubro de 2014, EUA
O atirador era aluno na escola de Escola Marysville Pilchuck, Washington, e seria vítima de bullying por parte dos colegas. Matou quatro pessoas.
4227195
outubro de 2015, EUA
Chris Harper-Mercer, de 26 anos, matou oito colegas e um professor da Universidade de Roseburg, Oregon.
4812953
outubro de 2017, Brasil
Um adolescente de 14 anos matou dois colegas e feriu outros quatro, em Goiânia. O jovem, filho de um polícia, utilizou uma pistola .40 da mãe. Segundo a polícia estaria a ser vítima de bullying
fevereiro de 2018, EUA
Nikolas de Jesus Cruz, de 19 anos, ex-aluno da Escola Marjory Stoneman Douglas, Parkland, fez soar o alarme de incêndio para que os ex-colegas saíssem das salas e começou a disparar sobre eles, provocando a morte a 17 e ferindo 14.
9120672
março de 2018, Turquia
Um professor de uma universidade da cidade de Eskisehir, oeste da Turquia, foi o autor dos disparos que provocaram a morte de quatro colegas e ferimentos noutras três pessoas, sem que se conheçam os motivos, referiu a cadeia CNNTürk.
9236408
maio de 2018, EUA
Um homem armado atirou sobre alunos de uma escola em Santa Fé, no Texas, EUA, esta sexta-feira. No ataque terão morrido dez pessoas e dezenas terão ficado feridas.
9355216
outubro de 2018, Crimeia
Vladislav Roslyakov, aluno de 18 anos, fez deflagrar uma bomba de fabrico artesanal, no interior da Escola Politécnica de Kerch, usando de seguida uma espingarda para disparar sobre os colegas e funcionários, provocando a morte a 19 e ferimentos em cinco dezenas. De seguida suicidou-se desconhecendo-se os motivos do ataque.
10019370