O papa Bento XVI encontrou-se, esta quarta-feira, em Havana, com o líder histórico cubano Fidel Castro, divulgou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Corpo do artigo
O encontro, solicitado por Fidel Castro, ocorreu no último dia da visita papal a Cuba, que começou na passada segunda-feira.
"O papa está reunido com Fidel Castro", afirmou Lombardi, em declarações à comunicação social, pouco tempo depois das 12 horas locais (18 horas em Portugal continental).
O encontro foi agendado após a celebração de uma missa na Praça da Revolução, em Havana, informou o porta-voz do Vaticano, sem indicar pormenores sobre o local da audiência.
A reunião com o líder histórico cubano, de 85 anos, retirado do poder desde 2006 por motivos de saúde, era um dos aspetos mais especulados da visita de Bento XVI a Cuba.
"Irei saudar com alegria amanhã [quarta-feira] sua excelência o papa Bento XVI, como fiz com o papa João Paulo II", escreveu o "pai" da Revolução cubana num dos textos de "reflexões" que publica regularmente no 'site' oficial cubano Cubadebate.
Este é o primeiro encontro entre Bento XVI e Fidel Castro.
Com o anterior pontífice, João Paulo II, o líder histórico cubano encontrou-se por duas ocasiões: no Vaticano em 1996 e em Cuba em 1998.