A chanceler alemã, Angela Merkel, encontrou-se, este sábado, com o papa Francisco, com que abordou diferentes temas, entre os quais a situação na Ucrânia, indicou um comunicado do Vaticano.
Corpo do artigo
Durante o encontro de caráter privado, Angela Merkel e Francisco "sublinharam a necessidade de se alcançar uma solução pacífica para o conflito ucraniano".
Merkel também esteve, este sábado, na sede da comunidade católica de Santo Egídio para se encontrar com o seu fundador Andrea Riccardi.
Esta comunidade é muito ativa no plano internacional e tem laços com as Igrejas ortodoxas, tendo desempenhado um papel de mediador nos Balcãs, sobre o Kosovo.
Interrogado sobre um eventual pedido de Merkel para mediação na Ucrânia, Riccardi indicou que a situação neste país foi um dos principais assuntos do encontro com a chanceler alemã.
Santo Egídio "é um local de paz e Merkel trabalha pela paz", sublinhou.
"Somos amigos da Rússia e da Ucrânia. A situação é muito difícil, mas não podemos permitir que a guerra se imponha", adiantou.
A luta contra a pobreza e a fome, os direitos das mulheres, a saúde e o ambiente foram outros dos assuntos abordados no encontro entre Merkel e Francisco, segundo o comunicado do Vaticano.
A chanceler alemã estava acompanhada de uma delegação de cerca de 15 pessoas, incluindo o seu porta-voz Steffen Seibert e o seu conselheiro para os Assuntos Europeus, Nikolaus Meyer-Landrut.