Um passageiro de um voo da companhia turca Anadolu Jet com destino a Ancara ameaçou explodir uma bomba se o avião não aterrasse em Istambul, onde queria participar nas manifestações do 1.º de Maio.
Corpo do artigo
m funcionário da torre de controlo de Nicósia, de onde partiu o avião, cerca das 04.45 horas (hora de Portugal continental), disse à agência Efe que um passageiro de nacionalidade turca ameaçou fazer explodir o avião, que seguiu a sua rota e aterrou em Ancara.
"Os pilotos aterraram o avião em Ancara sem problemas e o passageiro, que se trancou na casa de banho, foi detido pela polícia", adiantou a mesma fonte, que pediu para não citarem o seu nome. Segundo o diário "Hürriyet", o detido é um cidadão turco de 50 anos.
Em Istambul, a polícia turca usou canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar milhares de manifestantes que desafiaram a proibição de se manifestarem no Dia do Trabalhador, concentrando-se na Praça Taksim.
Depois de dar um aviso final, centenas de agentes dispersaram os manifestantes, usando gás lacrimogéneo e canhões de água, relata um jornalista da agência de notícias France Presse (AFP).
Cerca de 40 mil agentes, assim como dezenas de canhões de água e veículos blindados, foram mobilizados para este dia, sendo que quase metade deste arsenal foi enviado para o centro, para isolar avenidas, ruas e becos mais próximos da Praça Taksim que, nos últimos meses, tem sido palco de protestos contra o Governo.