Pelo menos 285 jiadistas do grupo extremista Estado Islâmico foram mortos ao sul da cidade iraquiana de Mossul desde o início da semana.
Corpo do artigo
O marechal Raid Shaker Yaudat, dirigente das unidades da Polícia Federal iraquiana, disse à agência noticiosa Efe que, desde segunda-feira, quando começou a ofensiva para reconquistar Mossul aos jiadistas, 37 localidades foram recuperadas a sul da cidade.
Indicou ainda que as tropas iraquianas que participaram na ofensiva detiveram 27 terroristas, destruíram 58 carros-bomba e mais 127 artefactos explosivos do Estado Islâmico (EI), conseguiram proteger 22 poços de petróleo ao sul da cidade e controlaram 31 baterias de mísseis.
Por outro lado, pelo menos 50 jiadistas morreram nos confrontos desencadeados na sexta-feira e que este sábado continuam entre o EI e as forças de segurança iraquianas em Kirkuk, no norte do país.
Este foi o sexto dia da ofensiva desencadeada para reconquistar Mossul, sob controlo do EI desde 2014, que envolve forças iraquianas e combatentes Peshmergas curdos.