Pelo menos oito pessoas ficaram feridas esta sexta-feira quando um autocarro israelita foi alvejado perto da colónia de Ariel, no norte da Cisjordânia ocupada, anunciou o Magen David Adom (MDA), a organização israelita equivalente à Cruz Vermelha.
Corpo do artigo
Em comunicado, o exército israelita indicou que o ataque ocorreu num cruzamento perto da cidade e que um "terrorista foi neutralizado no local", enquanto o MDA precisou que três pessoas ficaram feridas gravemente.
Segundo o MDA, quatro pessoas foram feridas por balas e outras quatro ficaram com ferimentos ligeiros devido a estilhaços de vidro.
Um porta-voz dos serviços de emergência declarou que três dos feridos estavam conscientes quando os socorristas chegaram ao local e que os feridos mais graves tinham sido levados para o hospital.
Israel ocupa a Cisjordânia desde 1967 e a violência escalou neste território palestiniano desde o início do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, desencadeada pelos ataques do movimento islamita palestiniano em solo israelita a 7 de outubro de 2023.
Pelo menos 24 israelitas morreram desde outubro do ano passado em ataques de militantes palestinianos ou durante operações militares israelitas na Cisjordânia, segundo as autoridades israelitas.
Pelo menos 747 palestinianos foram mortos durante o mesmo período por soldados israelitas ou colonos, de acordo com o Ministério da Saúde palestiniano.