Pelo menos sete pessoas morreram e uma ficou presa num acidente ocorrido, esta quarta-feira, numa mina na província de Sichuan, no centro da China.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu por volta das 10 horas (3 horas em Portugal continental) numa mina de carvão, na cidade de Shilin, quando um grupo de trabalhadores estava a selar um poço de ventilação.
De acordo com informações preliminares, ocorreu um desmoronamento, deixando oito pessoas presas no subsolo, informou a televisão estatal CCTV.
As equipas de salvamento conseguiram localizar sete corpos sem vida, enquanto prosseguem as buscas pelo indivíduo desaparecido, cujo estado é desconhecido.
Em junho passado, um acidente numa mina de carvão na província de Shandong, no leste da China, matou três pessoas, enquanto outro na província de Heilongjiang, no nordeste do país, em maio, matou cinco.
As minas de carvão - material a partir do qual a China produz cerca de 60% da sua energia - continuam a registar uma elevada taxa de acidentes, embora o número de acidentes mortais tenha diminuído significativamente nos últimos anos.
O setor mineiro da China registou mais de três mil mortes entre 2018 e 2023, um número que, no entanto, representa uma queda de 53,6% em relação aos cinco anos anteriores, de acordo com dados oficiais divulgados no ano passado.