Um piloto foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Ataturk, na Turquia, após granizo, do tamanho de bolas de golfe, danificar o vidro do cockpit. Alexander Akopov aterrou a aeronave "completamente às cegas", pondo 127 pessoas em segurança, na passada quinta-feira.
Corpo do artigo
Aconteceu dez minutos após a descolagem. A cerca de 1300 metros de altitude, o avião foi atingido por uma tempestade de granizo, que partiu as janelas do cockpit e danificou o sistema de auto piloto.
A bordo da aeronave seguiam 121 passageiros e seis membros da tripulação, que Alexander Akopov conseguiu pôr em segurança.
Com o avião "gravemente danificado", o piloto foi autorizado a tentar aterrar no aeroporto de Ataturk. Foi de imediato preparada uma resposta de emergência de grande escala, com ambulâncias e equipamento contra incêndios, caso o avião se despenhasse.
Imagens captadas dentro e fora do avião mostram os momentos que se viveram segundos antes da aterragem.
KyGKqw9Gtq4
O piloto, que trabalha para a companhia aérea turca AtlasGlobal, recebeu uma distinção que premeia os atos de coragem por parte da Ucrânia, seu país natal. Foi o próprio presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que o contactou para o congratular.
Alexander Akopov, que já pilota há trinta anos, celebrou o acontecimento como um "segundo nascimento", escreve o jornal "Daily Mail".
O Airbus A320 seguia de Instambul com destino ao aeroporto de Ercan, no norte do Chipre. Há cerca de dez dias que Istambul registou chuvas e ventos fortes, que provocaram a inundação de ruas e estações de metro.