Há muitas formas de aumentar a taxa de natalidade e parece que quanto mais originais melhor. Dragan Markovic, presidente do município de uma pequena cidade da Sérvia deve ter pensado assim e, por isso, decidiu que nada melhor do que oferecer umas férias românticas a casais para aumentar o número de bebés do seu país.
Corpo do artigo
O esquema é este: enviam-se 150 homens e 150 mulheres com idades superiores a 38 anos para a costa da Grécia. As contas estão todas pagas e em troca espera-se que a viagem romântica renda alguns filhotes.
Antes da viagem, Markovic apresentou o plano num jantar num restaurante local. Conforme os candidatos iam chegando, eram sentados em mesas numeradas e os cavalheiros recebiam rosas vermelhas para dar às damas.
Para acabar com qualquer constrangimento que pudesse existir por parte dos candidatos, o presidente fez um discurso de boas-vindas: "Estamos a enfrentar uma população em declínio e a cada ano uma cidade com 25 mil pessoas desaparece na Sérvia".
A seguir enumerou uma série de incentivos que introduziu para combater o problema, nomeadamente, passes grátis para o autocarro, material escolar, licenças de maternidade generosas , pagamentos em dinheiro para os novos pais e, claro, umas férias românticas para despertar o relógio biológico dos sérvios.
A Sérvia é um país que tem enfrentado um declínio da população nos últimos 20 anos por causa da pobreza, das guerras nos anos de 1990 e uma das taxas de natalidade mais baixas da Europa. A situação piora no interior, do qual o município de Jagodina é exemplo, e onde os habitantes partem, num número cada vez maior, em busca de melhores condições de vida. Os governantes temem que estas comunidades simplesmente desapareçam.
No entanto, há quem não tenha gostado da ideia. A activista dos direitos humanos Sonja Biserko, diz que este é "um truque barato para chamar a atenção dos media" e que não atinge o cerne da questão.
A viagem é paga com dinheiro do município e com apoio de patrocinadores e espera-se que no prazo de nove meses se perceba se a ideia foi ou não bem sucedida.