Rabio, um polvo que adivinhou corretamente todos os resultados dos jogos do Japão na fase de grupos do Mundial 2018, foi morto e enviado para consumo.
Corpo do artigo
O animal foi considerado "vidente" após uma experiência numa piscina infantil, de acordo com a BBC. Kimio Abe, o pescador de Rabio, colocou o polvo numa piscina de plástico, com três caixas à frente, sendo que todas continham um prato de comida. Uma representava a vitória do Japão, outra a do adversário e uma terceira um empate entre as duas equipas.
https://www.youtube.com/watch?v=hStj7UGhw6A
De facto, ao mover-se em direção às caixas, Rabio antecipou a vitória dos nipónicos contra a Colômbia, o empate com o Senegal e a derrota contra a Polónia. "Fico contente que todas as previsões tenham correspondido aos resultados e que o Japão tenha passado à próxima fase", disse Kimio Abe, de 51 anos, ao diário japonês "Mainichi Shimbun".
No entanto, apesar do aparente dom do animal, Kimio Abe decidiu que faria mais dinheiro vendendo o polvo para consumo do que pelas suas alegadas habilidades de clarividência.
Rabio foi enviado para o mercado antes do jogo entre o Japão e a Bélgica desta segunda-feira. Entretanto, o pescador usou um segundo polvo para predizer o resultado do confronto. Ao contrário da previsão do novo animal, que escolheu o Japão como favorito, a Bélgica venceu a partida por 3-2 e eliminou a seleção japonesa do Mundial 2018.
Rabio não foi o primeiro polvo vidente interessado em competições internacionais de futebol. Em 2010, um polvo alemão chamado Paul previu corretamente seis jogos do Mundial. Paul morreu aos dois anos, no aquário onde vivia, no Sea Life Centre, em Oberhausen, em 2012.